Sobre nós

Sobre nós 2017-12-05T12:10:57+00:00

O Grupo de Acção Comunitária é uma Associação de Solidariedade Social, constituída por tempo indeterminado e sem fins lucrativos, com escritura pública de 22 de Maio 1995, cuja atividade principal é a Reabilitação Psicossocial de pessoas com doença mental e o apoio às suas famílias.

A constituição de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública desde 9 de Novembro de 1995.

O GAC surgiu da necessidade sentida por técnicos da área da saúde mental ligados aos serviços de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria, de criar uma estrutura independente do Hospital, que tivesse maior liberdade de intervenção.

A Junta de Freguesia de Carnide cedeu as atuais instalações, no Bairro da Horta Nova, apoiando assim de forma permanente as atividades aqui desenvolvidas. Também se revelou importante outro parceiro nesta fundação, a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa, através do seu Departamento de Saúde Mental e de Psiquiatria.

A primeira valência constituída, sob orientação da Segurança Social e do Serviço de Psiquiatria dessa unidade hospitalar foi o Fórum Sócio Ocupacional e de seguida novos serviços surgiram. Atualmente dispomos de uma Unidade de Vida Protegida e de um Grupo de Famílias do GAC. Também se  desenvolve Intervenção Comunitária, com outros parceiros locais.

Em 2015 comemorámos 20 anos de serviço à população com experiência em saúde mental.

Contamos servir melhor e com novas propostas no futuro. Para tal contamos com o apoio de Todos.