Fórum Sócio-Ocupacional

Fórum Sócio-Ocupacional 2017-12-27T10:48:37+00:00

O Fórum Socio Ocupacional (FSO) do GAC está localizado no Bairro da Horta Nova.

É composto por:

  • Sala administrativa
  • Gabinete Técnico
  • Sala Polivalente
  • Sala de Atividades

Frequentam 30 Utentes com diagnósticos vários, relacionados com experiência em doença mental, todos acompanhados por psiquiatras e autónomos na deslocação.

O horário de funcionamento é das 9horas às 17horas.

1. Jovens e adultos com doença psiquiátrica crónica, grave e estabilizada, com poucas capacidades de se relacionarem e integrarem socialmente.

2. Autonomia ao nível da deslocação para as instalações do GAC.

3. Não existência de diagnósticos de toxicofília e de alcoolismo primários ou personalidades sociopáticas.

4. Ter acompanhamento regular em consultas de Psiquiatria.

5. Residir na área metropolitana de Lisboa.

​6. Aceitação voluntária de ingresso

Conheça as Atividades aqui desenvolvidas

Caso preencha os requisitos e seja sua vontade o cliente é definitivamente admitido com informação do valor da comparticipação mensal do cliente.

A candidatura ao Fórum Sócio-Ocupacional deverá ser feita via telefone ou através do preenchimento da ficha de candidatura. ​Após o primeiro contato, será marcada uma entrevista de triagem com o(a) utente.

Na entrevista de triagem, a equipa técnica fará uma avaliação do perfil do(a) candidato(a) e da indicação para frequentar o Fórum Sócio-Ocupacional. Para a realização da triagem, o utente deverá trazer os seus documentos de identificação, bem como um relatório clínico do seu psiquiatra com o encaminhamento para o Fórum. Sem este relatório clínico, o utente não pode ser admitido na Instituição. No período máximo de 1 semana após a triagem, o utente(a) receberá a resposta à sua candidatura. Caso seja aceite, o(a) utente terá depois uma reunião com o Técnico do Serviço Social do GAC para uma avaliação da situação socio-económica familiar, bem como para o cálculo da comparticipação mensal. Será também marcada uma data do início do período experimental do utente no Fórum. No início do período experimental, o(a) utente é informado(a) sobre o montante da sua mensalidade.

O período experimental é obrigatório para qualquer utente que deseje integrar o Fórum Sócio Ocupacional. Durante um período que pode ir até 1 mês, o candidato(a) deverá participar em todas as atividades do Fórum e ter uma presença assídua e pontual, sendo acompanhado por um técnico de referência do GAC que lhe é atribuido. Findo este período, o(a) utente e o seu técnico de referência efectuam uma avaliação da forma como decorreu o período experimental e tomam uma decisão sobre a sua admissão no Fórum.

Após ser admitido no Fórum Sócio Ocupacional, o(a) utente receberá o Manual de Acolhimento e o Regulamento Interno do Fórum, que ajudarão o(a) utente a tomar conhecimento dos seus direitos e deveres na Instituição, bem como das regras estipuladas e da sua importância no bom funcionamento do Fórum. Irá igualmente construir com o seu técnico de referência um projecto individual de intervenção. Este projecto contemplará as atividades do Fórum que o(a) utente frequentará, bem como outras necessidades e questões problemáticas relacionadas com o processo de recuperação psicossocial do(a) utente. Ao longo da frequência no Fórum, o(a) utente será acompanhado pelo seu técnico de referência, que fará junto com o(a) utente balanços da estadia no Fórum. Poderá também encaminhar o(a) utente para outras instituições que ofereçam projectos nas áreas da educação, formação profissional e/ou emprego.

O Fórum tem por finalidade a promoção de autonomia, de estabilidade emocional e de participação social, com vista à integração social, familiar e profissional.

  • Promover a autonomia pessoal e relacional
  • Promover a integração social, familiar e profissional
  • Integrar em programas de formação profissional, em emprego normal ou protegido
  • Encaminhar, se necessário, para estruturas residenciais adequadas.
Pode entrar em contacto conosco