Instituição

O Grupo de Acção Comunitária, abreviadamente designado por GAC, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) cuja actividade principal é a Reabilitação Psicossocial de pessoas com doença mental e o apoio às suas famílias.
O Grupo de Acção Comunitária – IPSS foi fundado em 1995, surgiu pela necessidade sentida por alguns técnicos da área da saúde mental ligados aos serviços de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria – Equipa de Intervenção Comunitária de criar uma estrutura independente do Hospital, que tivesse maior liberdade de intervenção.
A Junta de Freguesia de Carnide cedeu as actuais instalações, no Bº da Horta Nova, apoiando assim de forma permanente as actividades aqui desenvolvidas. Também se revelou importante outro parceiro nesta fundação, a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa, através do Departamento de Saúde Mental e de Psiquiatria.
A intervenção do GAC privilegia os níveis de prevenção primária e terciária, sendo o nível de prevenção secundária assegurado pela articulação com os hospitais, e particularmente com o Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria, através da Equipa de Intervenção Comunitária.

Actualmente, são áreas de intervenção do GAC as respostas ocupacionais

Enquanto principais formas de acção elege-se a colaboração com as redes sociais locais, particularmente outras instituições particulares de solidariedade social, autarquias, serviços públicos e empresas; e o intercâmbio de experiências a nível nacional e transnacional com outros grupos que prossigam objectivos afins.

Missão: “Reabilitação e a integração social de pessoas com doença mental e apoio às suas famílias.”